Ícone do site Folha do Acre

Acre lidera ranking nacional de famílias abaixo da linha da pobreza, releva levantamento

 

O Acre aparece na primeira posição entre os estados brasileiros com maior percentual de famílias vivendo abaixo da linha da pobreza. Os dados, divulgados pelo Centro de Liderança Pública (CLP) com base em informações do IBGE, mostram que 8,88% dos domicílios acreanos possuem renda per capita inferior ao valor definido pelo Governo Federal como critério de pobreza.

O levantamento considera a linha da pobreza o rendimento mensal de até R$ 218 por pessoa, valor estabelecido em junho de 2023 pelo Decreto nº 11.566, que também é adotado para a qualificação no Programa Bolsa Família.

A realidade acreana mostra a concentração de vulnerabilidade social nas regiões Norte e Nordeste. Além do Acre, figuram entre os estados com os maiores índices de pobreza o Maranhão, com 8,14%, e Pernambuco, com 7,86%.

Na outra ponta do ranking, os menores percentuais foram registrados no Rio Grande do Sul (1,57%), Goiás (1,57%) e Distrito Federal (1,73%), evidenciando uma disparidade significativa na distribuição de renda pelo território nacional.

Sair da versão mobile