quarta-feira, 23 abril 2025

Acre lidera ranking de estados com maior número de famílias abaixo da linha da pobreza

Por Aikon Vitor, da Folha do Acre

O Acre lidera negativamente o ranking nacional de estados com maior número de famílias vivendo abaixo da linha da pobreza, conforme levantamento do IBGE divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). De acordo com os dados, 8,88% dos domicílios acreanos possuem renda domiciliar per capita inferior ao valor estabelecido pelo Governo Federal como linha da pobreza.

O índice coloca o Acre na 27ª e última posição do ranking, atrás de Maranhão (7,16%) e Pernambuco (7,86%), estados que também enfrentam altos níveis de vulnerabilidade social. A média nacional não foi divulgada, mas a diferença entre o estado acreano e os melhores colocados evidencia as desigualdades regionais.

Na outra ponta da lista, os estados com menor proporção de famílias pobres são Rio Grande do Sul (1,57%), Goiás (1,57%) e o Distrito Federal (1,73%). O levantamento faz parte do pilar de Sustentabilidade Social do Ranking de Competitividade dos Estados, que avalia, entre outros indicadores, o acesso a renda, saúde e educação.

Confira os cinco estados com maior percentual de famílias abaixo da linha da pobreza:

Acre – 8,88%

Pernambuco – 7,86%

Maranhão – 7,16%

Ceará – 6,66%

Bahia – 6,55%

Fonte: IBGE/Ranking de Competitividade dos Estados (CLP)

Publicidade