Dois criminosos de alta periculosidade, condenados a mais de 100 anos de prisão, foram capturados na cidade de Ribeiralta, na Bolívia, durante a Operação Fronteira Segura. A ação, fruto da cooperação entre as forças de segurança do Brasil e da Bolívia, contou com o apoio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC) e teve como objetivo desmantelar o crime organizado na região de fronteira.
Entre os detidos está Marciel Cavalcante dos Santos, conhecido como o “Terror de Acrelândia e Vila Campinas”. Ele e seu comparsa eram procurados por uma série de crimes, incluindo roubos de caminhonetes no Acre e em Rondônia, que eram revendidas ilegalmente ou trocadas por drogas.
As investigações indicam que um dos criminosos utilizava identidade falsa e possuía dupla nacionalidade, enquanto o outro figurava na Lista Vermelha da INTERPOL, que reúne alguns dos fugitivos mais procurados do mundo. A extradição da dupla para o Brasil já está em andamento.
Além das acusações no Brasil, Marciel também é investigado por roubos de caminhonetes na Bolívia e é suspeito de um homicídio ocorrido na Vila Campinas. A Operação Fronteira Segura segue em andamento, intensificando o combate ao crime organizado na região de fronteira entre os dois países.