STF tem 3 votos a 0 para condenar Carla Zambelli por porte ilegal de arma e cassar mandato

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Processo se refere a episódio de 2022, na véspera da eleição, quando deputada sacou arma e perseguiu homem por ruas de São Paulo. Julgamento no plenário virtual vai até dia 28.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes votou nesta sexta-feira (21) para condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a 5 anos e 3 meses de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal.

Relator da ação, Gilmar Mendes também votou para declarar a perda do mandato da parlamentar, como consequência da condenação.

O ministro votou ainda para:

– cassar definitivamente a autorização de porte de arma de fogo da deputada, e
– enviar a arma apreendida ao Comando do Exército.

O voto foi acompanhado na íntegra pela ministra Cármen Lúcia e pelo ministro Alexandre de Moraes. Até as 11h07, o placar era de 3 votos a 0 pela condenação e pela cassação de Zambelli.

O caso está sendo julgado no plenário virtual do STF, com prazo até a próxima sexta (28). Os outros ministros do tribunal ainda podem votar, pedir prazo extra ou até requerer o envio do processo ao plenário físico.

O caso se refere a um episódio de outubro de 2022. Na véspera do segundo turno das eleições presidenciais, Zambelli discutiu com um apoiador do então candidato Lula, em uma rua de um bairro nobre de São Paulo.

Informações G1

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp