O preço da carne está 19% mais barato em açougues na comparação com os valores em supermercados no estado do Acre. Foi o que demonstrou um estudo do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de economia da Universidade Federal do Acre feito no início do mês de março.
O PET Economia pesquisou valores na capital Rio Branco e em Assis Brasil, no interior do estado, e verificou a diferença após visitar 53 estabelecimentos entre os dias 8 e 12 de março.
A pesquisa dos preços de diversos cortes indicou que a maior diferença foi no quilo da picanha, que custava, em média, R$ 14,35 a menos em açougues. Logo depois está o filé, com diferença de R$ 14,30.
Ainda segundo o estudo, houve redução geral nos preços da carne no estado entre o mesmo período em março e fevereiro. O destaque foi o preço médio do quilo do filé, que diminuiu 4,4% entre os dois meses. A agulha teve a segunda maior redução, com 3,66% a menos. O único corte com aumento no preço foi o coxão duro (0,57%).
Outra conclusão foi de que a maioria dos tipos de carne está mais cara em Assis Brasil do que em Rio Branco. Nove dos doze cortes tiveram preços maiores na cidade do Alto Acre.
Somente filé, picanha e músculo têm média de preço maior na capital que no interior.
Informações G1