O presente estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre tem base na pesquisa do Instituto Data Control, realizada no dia 06 de março de 2025, contou com a participação de 104 estabelecimentos comerciais e tem a finalidade de conhecer a opinião dos empresários do comércio quanto ao movimento das vendas no município de Rio Branco/AC durante o período do carnaval de 2025.
Conforme a pesquisa, 50,0% dos 104 entrevistados entendem que as vendas para o carnaval foram de nível razoável, enquanto outros 31,7% classificam como ruim. Já 18,3% consideram ter sido um período bom para as vendas. Quando comparadas com o carnaval do ano passado, 24,0% têm a mesma percepção de um bom movimento. Entretanto, essa avaliação não é unânime, 46,2% entendem que as vendas do período foram razoáveis e 27,9%, como ruins. Outros 1,9% não se manifestam quanto à relação.
Para 52,1% dos empresários satisfeitos com o movimento de venda no carnaval de 2025, o crescimento frente ao carnaval do ano passado foi de aproximadamente 10,0%. Para 32,4%, esse crescimento se deu na faixa de 10 a 20,0%, assim como para 8,5%, entre 20 e 30,0%. Já 4,2% apontam crescimento acima de 30,0% e 2,8% não se pronunciam sobre a comparação.
Quanto ao recebimento das vendas do período de carnaval, 66,3% dos empresários admitem liquidação “à vista” em sua maioria. Outros 33,7% informam maior quantidade de recebimentos da forma parcelada.
Para 76,0% dos empresários, o resultado das vendas no período do carnaval não alcançou as expectativas. No entanto, outros 24,0% demonstram satisfação quanto a “resultado x expectativas”.
65,4% dos entrevistados debitam à inflação de dezembro de 2024 a fevereiro de 2025 o maior obstáculo para o comércio de compra e venda no carnaval passado. Fato não admitido por outros 33,7%.
Indagados sobre o que fariam se o carnaval fosse um mês à frente, 55,8% dos empresários respondem que “não fariam nada diferente”, entretanto, 20,2% admitem que realizariam mais investimentos em propagandas e 14,4%, em estoque. No mais, 9,6% acham que praticariam preços mais competitivos.
Quanto à ação conjunta dos poderes executivos do estado e município de Rio Branco para a organização do carnaval de 2025, 45,2% dos empresários entendem que é um feito positivo. Entretanto, para 51,0%, tudo isso ainda deixou a desejar, outros 3,8% não se manifestam a respeito.
Dentre as ações dos poderes executivos do estado e município de Rio Branco, a antecipação do salário do mês de fevereiro foi satisfatória para o movimento de vendas na opinião de 23,1% dos empresários pesquisados. Outros 39,4% não avaliam de forma positiva e 37,5% consideram como medida razoável.
Outro aspecto que impactou negativamente as vendas no carnaval se relaciona ao nível de endividamento da população de Rio Branco, vindo a implicar em redução, conforme opinião de 83,7% dos entrevistados, muito embora para outros 14,4% a situação não teve grande implicância. Outros 1,9% não fazem referência ao endividamento da população.
Quanto aos itens de consumo para o carnaval, dentre os mais procurados, têm destaque as bebidas na opinião de 23,7% dos entrevistados para a pesquisa. Em seguida, 16,5% apontam os gêneros alimentícios, as fantasias (12,4%), camisetas (8,4%), bermudas (7,2%), boné (7,2%), dentre outros.
Com relação ao valor médio das vendas realizadas no carnaval, em Rio Branco, 75,0% dos entrevistados estimam valor médio de até R$100,00, outros 23,1%, entre R$100,00 e R$200,00, e 1,9%, acima de R$200,00.
De um modo geral, 65,4% dos empresários admitem que as vendas realizadas no carnaval de Rio Branco alcançaram as expectativas. Em contrapartida, no entendimento de 30,8%, foram aquém do esperado e 3,8% não se manifestam.
Com relação à contratação de pessoal para trabalho temporário no carnaval de Rio Branco, apenas 13,5% dos empresários afirmam positivamente. Outros 86,5% que não contrataram.
Por fim, a pesquisa destaca a manifestação de 31,7% dos entrevistados que consideram perspectivas de êxito sobre a expectativa de vendas para o semestre em curso. A maioria (45,2%) afirma que o movimento de vendas se mantém razoável. Porém, 23,1% não estão satisfeitos com o movimento de vendas.