Gladson e Sula Ximenes entregam a usina de asfalto mais moderna do Acre, com R$ 5,6 milhões de investimento, após 20 anos de espera

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O governador Gladson Cameli e a presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), Sula Ximenes, entregaram, nesta quarta-feira, 26, a nova usina de asfalto do estado. O equipamento, o mais moderno do Acre, foi adquirido com uma emenda da bancada parlamentar do Acre, por meio de um convênio de R$ 5,6 milhões com o Ministério da Defesa, no âmbito do Programa Calha Norte. Com capacidade para produzir até 120 toneladas de massa asfáltica por hora, a usina conta com um alto nível de automação.

“Essa entrega simboliza um novo momento para a infraestrutura do nosso estado. Estamos investindo no que há de mais moderno para garantir qualidade e eficiência nas nossas obras. E o melhor: no dia do meu aniversário, tenho a alegria de entregar esse equipamento que beneficiará diretamente nossas rodovias e ramais”, declarou Gladson Cameli.

O governador também destacou que a usina facilitará a atuação do Deracre em todas as regionais. “Com um equipamento ágil e eficiente, conseguimos levar asfalto para os municípios com mais rapidez, melhorando a vida das pessoas que precisam de estradas trafegáveis o ano inteiro”, completou.

A presidente do Deracre, Sula Ximenes, ressaltou que a nova usina faz parte do processo de modernização do órgão. “Estamos preparando o Deracre para uma nova fase, com equipamentos mais avançados e processos mais eficientes. Esse investimento trará impacto direto na conservação das nossas rodovias e na qualidade dos serviços prestados à população”, afirmou.

Sula Ximenes também reforçou o compromisso do Deracre com a ampliação da capacidade operacional. “Nosso foco é garantir que o trabalho do Deracre seja cada vez mais eficaz. A nova usina permitirá mais agilidade na produção de asfalto e maior alcance dos nossos serviços, fortalecendo a infraestrutura do estado”, disse.

A primeira usina do Deracre foi adquirida em 1993, da marca Cifali, com capacidade de 40 a 60 toneladas por hora. Em 2000, foi incorporado um modelo Ciber, com capacidade de 80 a 100 toneladas por hora. Em 2004, a integração dos equipamentos otimizou a produção. Agora, com a chegada da nova usina automatizada, o Deracre amplia sua capacidade total para 220 toneladas de asfalto por hora, mantendo em operação a usina adquirida há mais de 20 anos.

Na próxima semana, o Deracre iniciará a construção da estrutura de suporte para a nova usina, garantindo que o equipamento entre em operação no menor prazo possível e com total eficiência.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp