sexta-feira, 11 abril 2025

Energisa e bancos lideram queixas no Procon do Acre em 2024, diz levantamento

Por Aikon Vitor, da Folha do Acre

O Procon do Acre registrou 3.247 reclamações de consumidores ao longo de 2024, conforme levantamento publicado no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (14). Apesar do volume expressivo, apenas 32% das demandas foram solucionadas.

A empresa mais mencionada foi a Energisa, responsável pelo fornecimento de energia elétrica no estado, com 271 queixas. Apesar de ter atendido a maior quantidade de casos (62), sua taxa de resolução ficou em 22,2%.

Instituições financeiras também aparecem com destaque no ranking. O Banco Bradesco, por exemplo, registrou 116 reclamações, seguido pelo Banco do Brasil, com 113. A operadora de telefonia Claro também teve um número significativo de queixas, com 99 registros, sendo a empresa com o maior percentual de solução entre as líderes da lista.

Ao todo, 727 empresas foram alvo de reclamações. Algumas aparecem mais de uma vez no levantamento devido a suas filiais ou marcas pertencentes ao mesmo grupo empresarial.

O número de queixas apresentou uma redução significativa em relação a 2023, quando o Procon contabilizou 5.580 registros, apontando uma queda superior a 40%. Segundo o órgão, a divulgação anual da lista serve para informar os consumidores sobre a conduta das empresas e auxiliá-los na tomada de decisão sobre onde adquirir produtos e serviços.

Publicidade