Mesmo com o Rio Acre em vazante e estando abaixo dos 14 metros nesta segunda-feira, 24, a Defesa Civil de Rio Branco afirmou que o retorno das famílias desabrigadas pela enchente só ocorrerá quando o nível do rio atingir 10 metros, ficando abaixo das cotas de alerta e de transbordo.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, apesar da redução do nível do rio, as ações do órgão permanecem inalteradas, e há preocupação com uma possível nova elevação do manancial.
“O rio está em vazante, e o cenário para nós, não mudou nada. Continuamos com as famílias nos abrigos, realizando todos os atendimentos, fazendo vistorias nos igarapés, monitorando o rio e verificando a questão geológica. Ao mesmo tempo, já estamos avaliando a possibilidade de uma nova subida do rio para acionar as equipes de limpeza da prefeitura, iniciando a limpeza das ruas que já estão prontas para isso”, declarou.
Falcão alertou que algumas pessoas estão retornando por conta própria, o que pode representar riscos à segurança.
“Para essas pessoas, a recomendação é que, primeiro, não voltem. Se decidirem retornar, devem observar todas as questões de segurança e, em caso de qualquer problema, acionar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros. Mas a orientação principal é não retornar até que o nível do rio esteja abaixo dos 10 metros”, explicou.
Informações Ac24horas