O Ministério dos Povos Indígenas (MPI) oficializou, nesta segunda-feira, 24, a exoneração de Eldo Carlos Gomes Barbosa Shanenawa do cargo de Coordenador Regional do Juruá, vinculado à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União por meio da Portaria de Pessoal SE/MPI nº 72, de 13 de março de 2025, assinada pelo secretário-executivo da pasta.
A exoneração ocorre após Shanenawa ser preso em flagrante no último dia 4, no município de Feijó, no Acre. O ex-coordenador foi detido pela Polícia Militar do estado depois de colidir a caminhonete oficial da Funai na traseira de outro veículo na BR-364.
De acordo com a PM-AC, Shanenawa apresentava sinais de embriaguez, e o teste do bafômetro confirmou 0,84 mg/L de álcool no sangue, índice acima do permitido pela legislação brasileira e que configura crime de trânsito. Dentro do veículo oficial, os policiais encontraram garrafas de bebidas alcoólicas.
Após ser conduzido à delegacia de Feijó, o ex-coordenador optou por permanecer em silêncio durante o depoimento e foi liberado após o pagamento de uma fiança no valor de R$ 1,5 mil.