Ícone do site Folha do Acre

Bolsonaro acompanha julgamento do golpe no STF; ‘faz questão de enfrentar a acusação absurda’, diz advogado

O Jair Bolsonaro (PL) decidiu ir até o Supremo Tribunal Federal (STF) o julgamento que pode torná-lo réu por tentativa de golpe de Estado. Ele chegou à Corte por volta das 9h25.

A ida foi antecipada ao blog por Paulo Cunha Bueno, advogado do ex-presidente.

“O [ex-]presidente Bolsonaro faz questão de enfrentar a acusação injusta e absurda que hoje a Procuradoria Geral da República faz contra ele, comparecendo pessoalmente aos atos do processo, manifestando, sempre, sua indignação e repúdio às imputações mentirosas contra as quais hoje tem sido obrigado a se defender”, disse Bueno ao blog na manhã desta terça-feira (25).

O julgamento começa nesta terça-feira (25) e ocorrerá na 1ª Turma do STF, formada pelos ministros Cristiano Zanin (presidente), Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Flávio Dino e Cármen Lúcia.

As defesas dos réus tentaram impedir que Zanin, Moraes e Dino participassem, mas os pedidos não foram aceitos, em um dos fracassos da pressão bolsonarista contra o julgamento.

Se a denúncia for aceita, Bolsonaro se tornará o primeiro ex-presidente réu por tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e associação criminosa.

Caso a denúncia seja rejeitada, a acusação será arquivada.

Além de Bolsonaro, outros sete aliados são alvos da ação. São eles

Os oito são acusados de terem cometido cinco crimes:

G1

Sair da versão mobile