terça-feira, 29 abril 2025

Abordando importância do Rio Acre, quadrilha junina Malucos na Roça inicia ensaios para defender título de campeã

Por Alessandro Silva, da Folha do Acre

Quem acompanha as apresentações das quadrilhas juninas nos circuitos municipal e estadual pode nem imaginar o tamanho da preparação que acontece nos bastidores meses antes do São João.

As apresentações, que duram entre 30 e 40 minutos, na verdade começam a ser construídas já no dia seguinte ao encerramento do calendário junino. O processo envolve estudo e pesquisa de temas, criação de músicas, elaboração de coreografias, confecção de figurinos e montagem de cenários, tornando o ano inteiro uma verdadeira maratona para coordenadores e brincantes.

A quadrilha Malucos na Roça, atual campeã do concurso estadual de quadrilhas juninas, deu início, na última terça-feira (11), ao seu primeiro ensaio oficial do ano.

Malucos na Roça, atual campeã do concurso estadual de quadrilhas juninas, deu início aos ensaios/Foto: Túlio Rodrigues/Folha do Acre
Malucos na Roça, atual campeã do concurso estadual de quadrilhas juninas, deu início aos ensaios/Foto: Túlio Rodrigues/Folha do Acre

Com sede no bairro Cidade Nova, o grupo escolheu para 2025 um tema de grande relevância: a importância do rio Acre e os impactos da ação humana sobre o manancial. Com o enredo “O Boato”, a junina pretende levar ao público uma mensagem de conscientização sobre a preservação do rio, essencial para a vida de milhares de famílias que vivem às suas margens.

“Queremos mostrar que o cuidado com o rio não é apenas uma obrigação do Estado, mas de todos nós”, destaca Danilo Guimarães, marcador oficial da Malucos na Roça.

A quadrilha é composta por mais de 150 pessoas, entre brincantes, diretoria, coordenação e equipe de apoio. Todos se dedicam com paixão para levar a alegria, as cores e o calor do São João ao público. Muitos integrantes investem do próprio bolso para confeccionar suas roupas, que a cada ano se tornam mais sofisticadas e estilizadas.

 

“O amor pelo São João nos move. Aqui, todo mundo se ajuda. Nós mesmos corremos atrás para comprar nossas roupas, adereços, sapatos e também contribuímos para a construção do cenário”, explica Danilo.

A primeira apresentação oficial da Malucos na Roça, assim como das demais quadrilhas juninas de Rio Branco, acontecerá em junho, com o início do circuito municipal de quadrilhas juninas, evento promovido pela Fundação Garibaldi Brasil, órgão responsável pela cultura na capital acreana.

Publicidade