O secretário de Educação do Acre, Aberson Carvalho, concedeu entrevista nesta quarta-feira, 26, ao programa “Boa Conversa – Edição Aleac”, onde abordou duas pautas centrais: a compra de produtos agrícolas para a merenda escolar, sobretudo o maracujá de produtores do Ramal Chico Mendes, em Capixaba, e o andamento do concurso da Educação, que conta com 52 mil inscritos para 3 mil vagas.
Carvalho explicou que, após reunião com deputados estaduais, foi alcançado um consenso para destravar o processo de compra de alimentos destinados ao Programa “Prato Extra” e à merenda escolar. O impasse havia gerado prejuízos a produtores, como Zezinho, que chegou a perder toneladas de maracujá devido à falta de comercialização.
“Exatamente. Nós estávamos no processo do chamamento público, a chamada foi aberta, nós já coletamos aqui a questão dos preços, estamos fazendo os últimos ajustes. Hoje, creio que até o final da semana a gente já tenha esse processo todo concluso para assinatura do contrato e, em seguida, emissão de ordens de serviço. A gente tem aí como perspectiva que, na semana que vem, já estabelecer a ordem de serviço para que essa aquisição seja feita, garantindo que o produtor não tenha a perda do seu produto. Sabemos da dificuldade que é a safra, que você tem que obedecer, respeitar esse processo de safra. E o que a secretaria puder fazer para garantir que o produtor possa ser assistido, nós vamos fazer”, pontuou.
Com informações Ac24horas