Vereador Zé Lopes vai até o SAERB em busca de soluções para a falta de água em Rio Branco

O vereador Zé Lopes realizou uma visita ao Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (SAERB), após percorrer as regionais dos bairros da cidade ouvindo as reclamações da população sobre a falta de água.

O encontro com o diretor-presidente do SAERB, Enoque Pereira, teve como objetivo levar as indicações do vereador e propor alternativas viáveis para enfrentar essa problemática.

Zé Lopes, que é um defensor de um saneamento básico eficiente e se comprometeu em campanha a lutar pela pauta, afirmou que lutará para garantir resposta efetiva aos cidadãos que o procuraram relatando problemas no abastecimento em Rio Branco.

Zé Lopes diz que se comoveu com a dificuldade enfrentada por senhoras idosas que relataram acordar às 3h da madrugada para esperar água cair para encher baldes temendo que pela manhã a água já tivesse cessado nas torneiras.

A crise hídrica em Rio Branco não é novidade, se repete ano após ano, gerando frustração  entre os moradores. O vereador destacou que é imprescindível começar a discutir sobre a criação de um sistema confiável que garanta um serviço de qualidade para todos.

“É inaceitável que em pleno século XXI ainda enfrentemos problemas tão básicos como a falta d’água. Precisamos de soluções efetivas, como por exemplo, aumentar o número de reservatórios para que as pessoas tenham acesso a água em tempo integral, e não apenas a cada dois ou três dias como acontece hoje”, afirmou Zé Lopes.

Durante a reunião no SAERB, Zé Lopes agradeceu pela oportunidade, reconheceu a boa vontade da equipe, mas enfatizou a necessidade urgente de captação de recursos para investir em infraestrutura hídrica e melhorar o abastecimento nas áreas mais afetadas. Ele também ressaltou que, em um cenário onde existem parcerias público-privadas, é fundamental garantir que todos os cidadãos tenham acesso à água potável.

“Não podemos esquecer que nesses modelos, os beneficiários de programas sociais não pagam pela água, então essa não pode ser uma justificativa para não levarmos adiante o debate sobre a criação de um consórcio entre os municípios que englobe o sistema de abastecimento de água”, frisou.

Zé Lopes lembrou ainda que o senador Alan Rick, líder da bancada federal do Acre em Brasília, foi responsável por liderar o consórcio para resolver o problema dos aterros sanitários que, em breve, será implementado e vai enfrentar pra valer o problema do lixo.

“Por que não aproveitar o modelo e estender para o problema da água e do esgoto em Rio Branco e em todo o Acre?”, indagou.

O vereador reafirmou seu compromisso em trabalhar incansavelmente para que Rio Branco tenha um sistema de abastecimento eficiente e digno, revertendo essa triste realidade que afeta tantas famílias. Zé Lopes espera nos próximos dias mobilizar os colegas vereadores para essa luta.

“A população aguarda ansiosamente por resultados e ações efetivas que garantam acesso à água potável como um direito fundamental. Não podemos mais adiar o debate”, finalizou.