O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (31), dia em que se encerraria a campanha, que a imunização contra a gripe segue até o mês de julho. A prorrogação é válida para a Região Norte, onde a ação iniciou oficialmente em setembro do ano passado.
Com isso, o governo federal recomenda que os estados vacinem a população enquanto durarem os estoques. A coordenadora do Programa Nacional de Imunização no Acre (PNI), Renata Quiles, disse que ainda não recebeu a nota técnica com as orientações da prorrogação.
No Acre, a campanha foi antecipada para julho do ano passado para tentar reduzir os registros de síndrome gripal. Inicialmente, a imunização encerraria em dezembro, contudo, foi prorrogada até janeiro deste ano.
No começo de 2025, a Saúde chegou a alertar que mais de 100 mil vacinas seriam descartadas se esse prazo não fosse prorrogado. Uma força-tarefa se formou para que o número de pessoas imunizadas aumentasse, com as doses sendo disponibilizadas no Terminal Urbano de Rio Branco e nos supermercados, lojas e shopping da capital acreana.
Mas mesmo assim, o número de pessoas imunizadas continuou baixo. O Acre aplicou menos de 100 mil doses da vacina, o que corresponde a uma cobertura de apenas 22,09% do grupo prioritário, composto principalmente por crianças e idosos.
Informações G1