Rio Juruá volta a subir e se aproxima da cota de alerta em Cruzeiro do Sul

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, alcançou a marca de 11,71 metros na manhã desta terça-feira, 25, e segue subindo. O manancial está próximo de atingir a cota de alerta de 11,80 metros, o que preocupa as autoridades locais. No entanto, até o momento, não há casas alagadas nem famílias desabrigadas na cidade.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Cruzeiro do Sul, Iranilson Neri, o município já possui um plano de contingência que será colocado em prática caso a situação se agrave. A previsão de chuva para os próximos dias é de até 100 milímetros até quinta-feira, 27, o que pode elevar ainda mais o nível do rio.

As residências da cidade começam a ser atingidas pelas águas do Juruá quando o nível do rio atinge os 13 metros, a cota de transbordamento estabelecida para o município. Até o momento, as equipes da Defesa Civil continuam acompanhando de perto o crescimento do manancial.

Além da elevação do Rio Juruá, a Defesa Civil também monitora áreas de risco de deslizamentos e desbarrancamentos em bairros da cidade. Duas famílias já foram retiradas de locais considerados perigosos devido à instabilidade do solo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp