Ícone do site Folha do Acre

Previsão aponta chuvas intensas e temperaturas elevadas no Acre

Foto/Reprodução

A previsão do tempo para esta quinta-feira (13) indica tempo quente e instável no Acre, com chuvas pontuais ao longo do dia, especialmente à tarde. Em algumas áreas, as precipitações podem ser intensas. A umidade relativa do ar mínima varia entre 45% e 65% à tarde, enquanto a máxima pode atingir entre 90% e 100% durante o amanhecer.

No leste e sul do estado, que abrangem as microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, a possibilidade de chuvas fortes é média. Já no centro e oeste, incluindo Cruzeiro do Sul e Tarauacá, as condições são semelhantes, com risco de precipitações intensas em determinados pontos.

As temperaturas permanecem elevadas em todas as regiões do estado. Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, as mínimas variam entre 22°C e 24°C, enquanto as máximas oscilam entre 30°C e 32°C. Em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as temperaturas máximas ficam entre 28°C e 30°C.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de perigo devido às chuvas intensas previstas para o Vale do Juruá, onde estão localizados os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Tarauacá. O alerta destaca precipitações entre 30 e 100 mm ao longo do dia, acompanhadas de ventos fortes, entre 60 km/h e 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Além disso, a região do Vale do Acre, que compreende os municípios de Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari, Porto Acre, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Assis Brasil, Capixaba e Plácido de Castro, foi classificada com perigo em potencial. O alerta prevê chuvas entre 20 e 50 mm ao longo do dia, acompanhadas de ventos intensos entre 40 km/h e 60 km/h. Apesar do menor risco, há possibilidade de quedas de árvores, descargas elétricas e alagamentos em áreas vulneráveis.

Sair da versão mobile