Prefeito Salatiel Magalhães fala sobre desafios e futuro de Rodrigues Alves

 

Rodrigues Alves – Com pouco mais de um mês à frente da Prefeitura de Rodrigues Alves, o prefeito Salatiel Magalhães (PSD) já demonstra disposição para encarar os desafios do município e avançar com projetos estruturantes. Em entrevista exclusiva ao jornalista Alessandro Silva, da Folha do Acre, ele destacou os primeiros avanços da sua gestão, as dificuldades enfrentadas e as metas para os próximos anos.

Segundo Salatiel, o trabalho iniciado pelo ex-prefeito Jailson Amorim e pelo ex-vice-prefeito pastor Nilson foi fundamental para o crescimento da cidade nos últimos quatro anos. Agora, sua missão é dar continuidade e aprimorar os serviços públicos. “Como eu já trabalhava na administração municipal como secretário de Administração, conheço bem os problemas do município e já estamos tomando medidas para resolvê-los. Em apenas 29 dias de gestão, eu e o vice-prefeito Neto já promovemos um grande mutirão de limpeza, que está ajudando no combate à dengue, e iniciamos a operação tapa-buraco em parceria com o DERACRE e o Governo do Estado”, afirmou.

Os pilares da nova gestão

O prefeito ressaltou que sua administração será baseada em três pilares fundamentais: Educação, Saúde e Agricultura.

Na Educação, a meta é manter e ampliar os avanços já conquistados, especialmente na melhoria das notas do IDEP (Índice de Desenvolvimento da Educação Profissional). “A gestão do prefeito Jailson foi reconhecida como uma das que mais avançaram no IDEP, e queremos continuar esse trabalho para transformar nossa educação em referência”, garantiu. Além disso, a prefeitura está dialogando com o Sinteac para avaliar a questão do piso salarial dos professores.

Na Saúde, Salatiel destacou a continuidade e ampliação dos atendimentos comunitários. “Vamos aprimorar o atendimento médico nas comunidades rurais, garantindo equipes de saúde onde a população precisa. Hoje, temos cinco unidades de saúde em pontos estratégicos da zona rural, mas queremos fortalecer esse serviço”, explicou.

Já na Agricultura, o foco será fortalecer a produção familiar, setor que emprega mais da metade da população do município. “Sou produtor rural e sei das dificuldades enfrentadas. Vamos melhorar a qualidade dos ramais e garantir o transporte adequado para escoar os produtos da nossa zona rural”, disse.

Infraestrutura e desafios da zona rural

Um dos grandes desafios de Rodrigues Alves é a sua extensa malha viária rural, que chega a 1.400 km de ramais. “No inverno, enfrentamos muitos problemas, como atoleiros, pontes danificadas e dificuldades de locomoção. Quando chega o verão, realizamos a recuperação, mas o inverno amazônico castiga bastante”, pontuou.

Para minimizar esses impactos, a prefeitura já garantiu recursos para a pavimentação de quase 5 km de asfalto nos ramais e 6 km no eixo do Beiradão do Rio Juruá, que futuramente poderá se tornar um novo acesso rodoviário ligando Rodrigues Alves a Porto Walter. Segundo Salatiel, essa obra tem apoio do deputado federal Zezinho Barbari.

Além disso, a construção da Orla de Rodrigues Alves está prestes a ser iniciada. “O recurso já está alocado, a obra já foi licitada, só aguardamos a liberação final para darmos a ordem de serviço. Esse projeto será um cartão postal para nossa cidade”, destacou.

Compromisso com o desenvolvimento

Ele finalizou reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento do município. “Sabemos que desafios surgirão, mas estamos preparados para enfrentá-los e buscar soluções. Queremos um Rodrigues Alves melhor, mais estruturado e com mais oportunidades para todos”, concluiu.