Ícone do site Folha do Acre

Para “salvar” irmã, deputado Eduardo Veloso tira assinatura do impeachment de Lula

Deputado assinou pedido de impeachment de Lula, mas sofreu pressão do Planalto após ter a irmã nomeada para cargo na Embratur

O deputado federal Eduardo Velloso Viana (União-AC) retirou sua assinatura do pedido de impeachment do presidente Lula, após pressão do Planalto. O parlamentar conseguiu emplacar em maio do ano passado a irmã na Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

Luciana Borges de Velloso Viana é contratada com cargo de confiança na Embratur. Ela trabalha na diretoria de gestão e inovação, especificamente na gerência de captação de novos negócios.

LEIA MAIS:

Deputado Eduardo Veloso assina impeachment de Lula após indicar irmã para Embratur com salário de R$ 18 mil

Ela faz parte do seleto grupo de 23 empregados que possuem cargo de confiança de assessor de gerência, com remuneração de R$ 18.938,63. A Embratur conta com um corpo técnico de 224 pessoas.

Mesmo assim, Eduardo Velloso decidiu assinar o pedido de impeachment de Lula, apresentado pelo bolsonarista Rodolfo Nogueira (PL-MS). A oposição denuncia uma suposta “pedalada fiscal” do presidente no programa Pé-de-Meia, e por isso pede sua queda.

O pedido de impeachment conta com a assinatura de 130 parlamentares. O requerimento para abertura de processo de impedimento precisa ser analisado pelo presidente da Câmara e, depois, aprovado por 342 deputados.

Embratur comenta indicação do deputado

Veja a nota do órgão, na íntegra:

Luciana Velloso mora em Brasília e cumpre sua jornada diária de trabalho na sede do Ministério do Turismo (MTUR), uma vez ela está vinculada à execução de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o MTUR, que tem como objetivo garantir a estrutura logística e de recursos humanos para a realização de uma série de eventos, como COP30, Salão Nacional do Turismo e Feirão do Turismo.

Sua contratação foi uma solicitação do ministro Celso Sabino, acatada por esta Agência porque possuía os requisitos profissionais para a vaga. Suas atividades estão registradas em relatórios periódicos e são adequadas para o cargo que exerce.

Sair da versão mobile