Papa Francisco tem “quadro clínico complexo”, divulga Vaticano

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Através de comunicado nas redes sociais, o Vaticano informou que o Papa Francisco tem “um quadro clínico complexo”, que exigirá uma internação hospitalar adequada.

O chefe da Igreja Católica havia sido internado na manhã desta sexta-feira (14) no hospital Agostino Gemelli, em Roma, para a realização de exames médicos e continuidade do tratamento contra uma bronquite.

De acordo com o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, os resultados dos exames realizados nos últimos dias e nesta segunda-feira (17) mostram uma “infecção polimicrobiana das vias respiratórias”.

O diagnóstico determinou uma nova alteração na forma de tratar a saúde do papa Francisco, de acordo com o Vaticano.

Bruni também conta que o papa Francisco dormiu bem durante a noite e tomou café da manhã nesta segunda. No dia anterior, domingo (16), ele assistiu à missa dominical no hospital, incapaz de fazer sua tradicional oração do Angelus da sacada da Praça de São Pedro, segundo o Vaticano.

Ele enviou uma mensagem pedindo desculpas a um grupo de artistas e outras personalidades que deveria encontrar. “Eu gostaria de estar entre vocês, mas, como sabem, estou aqui no hospital Gemelli porque ainda preciso tratar minha bronquite”, escreveu.

Nos últimos dias antes da internação, Francisco apresentou dificuldades para respirar e chegou a precisar de ajuda para ler seus discursos durante compromissos oficiais.

Na audiência geral da última quarta-feira (12), o pontífice pediu que um sacerdote continuasse a leitura de sua mensagem. “Vou deixar que o padre leia porque ainda não consigo por causa da bronquite. Espero que da próxima vez eu consiga”, disse ele.

Quatro dias internado

No último sábado (15), o Vaticano já havia informado que os exames médicos mostraram “uma infecção nas vias respiratórias”, mas que indicavam também uma melhora na saúde do pontífice.

Este é o quarto dia de internação do pontífice, que sofre com a infecção no trato respiratório desde o início do mês. Aos 88 anos, papa Francisco ainda não tem data para receber alta.

O papa Francisco foi internado novamente no hospital onde, em junho do ano passado, passou por uma cirurgia para retirar tecido cicatricial intestinal e corrigir uma hérnia abdominal. No começo de 2023, ele também ficou internado por três dias para receber tratamento com antibióticos intravenosos, devido a uma infecção respiratória.

Quando tinha 21 anos, o pontífice passou por uma cirurgia para a remoção de parte de um pulmão após uma infecção grave. Nos últimos anos, além das dificuldades respiratórias, ele tem enfrentado dores crônicas nos joelhos e quadril, inflamação no cólon e precisou se submeter a uma operação para tratar uma hérnia. Desde 2022, Francisco utiliza cadeira de rodas e bengala para se locomover.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp