MPAC investiga ex-prefeito de Marechal Thaumaturgo por contas irregulares

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) instaurou um procedimento preparatório para investigar supostas irregularidades nas contas do ex-prefeito de Marechal Thaumaturgo, Isaac da Silva Piyãko, referentes ao exercício de 2018. A medida foi adotada após o Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) julgar como irregulares as contas de governo e de gestão do então chefe do Executivo municipal.

A investigação foi formalizada pela Portaria nº 02/2025/MPAC/CZS/PJCível, assinada pelo promotor de Justiça substituto André Pinho Simões, da unidade de Cruzeiro do Sul. O documento determina a coleta de informações, depoimentos, inspeções e perícias para apurar os fatos e, se necessário, subsidiar medidas como recomendações, termos de ajustamento de conduta (TAC) ou a evolução para inquérito civil.

O MPAC solicitou a reiterada resposta de um ofício enviado anteriormente, cujo prazo de resposta expirou sem manifestação. A portaria foi registrada no Sistema de Automação da Justiça (SAJ/MP) e será publicada no Diário Eletrônico do MPAC. O caso segue sob análise da promotoria, que poderá adotar novas providências conforme o avanço da apuração.