O Ministério da Saúde recomendou, na última sexta-feira, 31, a continuidade da campanha de vacinação contra a influenza, que havia sido encerrada na mesma data no Acre e em outros estados da região Norte. Com a decisão, as doses que ainda estiverem em estoque poderão ser utilizadas até julho de 2025.
Aqueles que ainda não se vacinaram podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para se imunizar contra a gripe. Nas últimas semanas, o governo do estado e a prefeitura de Rio Branco intensificaram ações para ampliar a cobertura vacinal, disponibilizando doses em supermercados e no terminal urbano, devido à baixa adesão da população.
No início de 2025, o Ministério da Saúde alertou para o risco de mais de 100 mil doses serem descartadas caso o prazo de aplicação não fosse ampliado. A campanha teve início em setembro de 2024 e, inicialmente, era voltada para gestantes, puérperas, idosos, crianças, povos indígenas, trabalhadores da saúde, entre outros grupos prioritários. Agora, a vacinação está liberada para qualquer pessoa a partir dos 6 meses de idade.