O governo do Estado do Acre instituiu, por meio do Decreto nº 11.629, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE-AC) nesta sexta-feira (31), a Comissão Organizadora dos eventos Expoacre 2025 e Expoacre Juruá 2025. A comissão, coordenada pela Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), será composta por representantes de diversos órgãos e entidades do governo, organizados em cinco eixos de execução.
Os eixos envolvem áreas estratégicas para o sucesso dos eventos, como Agronegócio, Turismo, Empreendedorismo e Cultura, Indústria e Comércio, Infraestrutura e Institucional. Entre os órgãos e entidades que farão parte da Comissão estão a Secretaria de Estado de Agricultura (SEAGRI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC) e a Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP), além de outras instituições que serão responsáveis por diferentes áreas da organização.
De acordo com o Decreto, a Comissão Organizadora será liderada por um Coordenador-Geral, que terá a responsabilidade de coordenar, orientar e supervisionar os trabalhos. A comissão contará ainda com Coordenadores Adjuntos e Setoriais, que serão designados para monitorar e integrar as atividades de cada eixo de execução.
Além dos órgãos estaduais, a Comissão contará com parceiros oficiais, como a Associação Comercial, Industrial de Serviço e Agrícola do Acre (ACISA), a Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), a Caixa Econômica Federal e a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM).
A criação da comissão visa garantir a organização e execução de dois dos maiores eventos de negócios e cultura do Estado, previstos para acontecer em 2025. O governo do Acre também autorizou a comissão a realizar todas as ações necessárias para a integração e interlocução com outras entidades públicas e privadas envolvidas na realização dos eventos.