O governador do Acre, Gladson Cameli, publicou uma série de decretos no Diário Oficial do Estado, com nomeações e reformas em diferentes esferas da administração pública. Os atos, que abrangem desde a nomeação de novos membros para órgãos de trânsito até a alteração de lotação de servidores, foram assinados em 17 e 18 de fevereiro de 2025, com efeitos imediatos ou a partir de 3 de março.
Um dos decretos mais destacados é o Decreto nº 9643-P, que nomeia os membros suplentes do Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN/AC) para o biênio 2024/2026. Entre as nomeações, figuram Liandra Gadelha de Almeida, como suplente do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (DETRAN/AC), e Sarha Jhersyka Mendes Lira de Araújo, como suplente de um representante com notório saber na área de trânsito.
Além disso, o governo estadual também promoveu alterações na composição das Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (JARI) do DETRAN/AC, conforme os Decretos nº 9644-P, nº 9645-P, nº 9646-P, nº 9647-P, publicados no mesmo dia. O ato visa garantir a continuidade dos processos administrativos de trânsito, com a nomeação de novos membros para as JARIs I, II, III e IV. Os mandatos terão a duração de um ano, com possibilidade de recondução.
Outro ponto significativo foi a reforma por invalidez de dois oficiais da Polícia Militar, o 1º Tenente José Ailton Farias de Lima e o 2º Tenente Janilton de Araújo Melo, conforme os Decretos nº 9678-P e nº 9695-P, que determinam o afastamento definitivo dos militares, com efeitos retroativos.
Em outro movimento administrativo, o governo do Estado alterou a lotação de servidores comissionados, com destaque para Magno Cameli Cruz, Débora dos Santos Costa e Vânia Rodrigues Ceza Moreira, que terão suas funções transferidas para a Secretaria de Estado de Agricultura (SEAGRI) e Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), conforme os Decretos nº 9689-P, nº 9690-P e nº 9694-P.