A Força Aérea Brasileira (FAB) abateu uma aeronave venezuelana que invadiu o espaço aéreo brasileiro com um carregamento de drogas. A ação se deu em cooperação com a Polícia Federal (PF) no âmbito da Operação Ostium, nesta terça-feira (11).
De acordo com informações da FAB, além da droga, dois homens que pilotavam a aeronave venezuelana foram encontrados mortos no local da queda, em uma região de floresta nas proximidades de Manaus (AM).
Ao observar a entrada da aeronave sem identificação no espaço aéreo brasileiro, a FAB adotou os procedimentos para forçar o pouso sem precisar disparar contra a fuselagem.
“Não atendendo aos procedimentos coercitivos descritos no Decreto nº 5.144, a aeronave foi classificada como hostil e, dessa forma, submetida ao Tiro de Detenção (TDE), que consiste no disparo de tiros, com a finalidade de impedir a continuidade do voo. Essa medida é utilizada como último recurso, após a aeronave interceptada descumprir todos os procedimentos estabelecidos e forçar a continuidade do voo ilícito”, disse a FAB em um comunicado.
Gazeta do Povo