Estátua de Chico Mendes é reinstalada pelo governo na Praça dos Povos da Floresta após restauração

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Após ter sido vandalizada em 15 de janeiro deste ano, a estátua do ativista ambiental Chico Mendes foi restaurada e recolocada em seu local de origem, na Praça dos Povos da Floresta, no Centro de Rio Branco. A reinstalação ocorreu na manhã desta quarta-feira, 19.

O processo de recuperação foi conduzido pelos artistas Darcy e Luiz, conforme destacou Minoru Kinpara, presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), em um vídeo divulgado nas redes sociais da instituição.

“Estamos devolvendo a estátua de Chico Mendes. Infelizmente, vândalos vieram aqui, retiraram as mãos, danificaram essa estátua que têm um simbolismo muito importante para o povo acreano, para o povo brasileiro, e porque não dizer para o povo mundial. A Fundação Elias Mansour, juntamente com a SEOP, por determinação do governador [Gladson Cameli], fizemos a restauração dessa estátua e estamos devolvendo com muita alegria para nossa querida população”, declarou o presidente da FEM, Minoru Kinpara.

A estátua tem sido alvo recorrente de vandalismo. Em julho de 2022, foi derrubada da base onde estava instalada, um ato denunciado por Ângela Mendes, presidente do Comitê Chico Mendes e filha do ambientalista. Já em 2018, a escultura original – que retratava Chico Mendes ao lado de uma criança representando seu filho – sofreu outro ataque, resultando no desaparecimento da estátua do menino, que nunca foi recuperada.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp