Covid-19: Acre aparece com tendência de crescimento no número de infecções

O Acre apareceu com tendência de crescimento nos casos de Covid-19 em mais uma edição do boletim InfoGripe, elaborado pela Fiocruz e divulgado no último dia 30 de janeiro. A capital, Rio Branco, também consta com probabilidade de aumento nas infecções pelo coronavírus.

O estado aparece com probabilidade de 75% no curto prazo, ou seja, considerando as últimas três semanas, mas surge com estabilidade no longo prazo, ou seja, últimas seis semanas. Já a capital tem probabilidade de crescimento em ambos os prazos.

“Em Boa Vista (RR), Maceió (AL) e Rio Branco (AC) o cenário ainda é compatível com oscilação. Contudo, recomenda-se atenção para Boa Vista e Rio Branco, devido ao aumento de casos de SRAG entre crianças em RR e idosos no AC”, acrescentou o documento.

Os índices mostram a manutenção da tendência notada nas regiões Norte e Nordeste, segundo a Fiocruz. A pesquisadora Tatiana Portella ressalta a importância da vacinação para conter o avanço dos casos.

“Em relação às recomendações, a gente mantém as de sempre, principalmente para as pessoas que moram nessas regiões com aumento de casos de SRAG. Além disso, é muito importante que todas as pessoas estejam em dia com a vacinação contra a Covid-19. A vacina não impede a infecção contra o vírus, mas protege contra as formas mais graves e óbitos da doença”, destacou.

Crescimento no número de mortes

Em menos de um mês, o Acre registrou mais de 2,3 mil casos de Covid-19 e 12 mortes pela doença. Os dados são do Boletim Epidemiológico Covid-19 da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) e correspondem as semanas epidemiológicas (SE) 01 a 04, ou seja, de 29 de dezembro a 25 de janeiro.

Ainda segundo a Sesacre, todas as 12 mortes registradas no período avaliado ocorreram em janeiro. Esses óbitos correspondem a 85,7% do total registrado em todo ano passado, que foram 14.

Durante este período, foram notificados 7.473 casos suspeitos da doença, sendo confirmados 2.385 e descartados 5.088. Na última semana epidemiológica, de 19 a 25 de janeiro, a Saúde registrou 62 novos casos e uma morte.

Ainda segundo o boletim, até a semana epidemiológica 04, a incidência da Covid-19 encontrava-se em 266,6 casos a cada 100.000 habitantes, com o registro de maior incidência sendo observado no município de Acrelândia (671,4/100.000).

“Tivemos um pico de casos entre o final de dezembro, na última semana, e a primeira semana de janeiro. A partir da segunda semana de janeiro, percebemos uma queda nas notificações.Agora estamos em queda”, disse a técnica da Área de Monitoramento dos Vírus Respiratórios da Sesacre, Anub Martins. (G1)