Diante da alta no preço dos alimentos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu que os consumidores evitem comprar produtos com valores elevados como estratégia para forçar a redução dos preços. A recomendação foi feita em entrevista às rádios Metrópole e Sociedade, da Bahia.
“Se todo mundo tiver consciência e não comprar aquilo que está caro, quem vende terá que baixar o preço para não perder o produto. Isso faz parte da sabedoria popular. Esse é um processo educacional que precisamos fazer com o povo brasileiro”, afirmou Lula.
O presidente também incentivou os consumidores a substituírem itens mais caros por alternativas mais acessíveis. “Uma das formas de controlar os preços é a própria população. Se você desconfia que um produto está caro no mercado, não compre”, destacou.
Apesar da preocupação com a inflação, Lula disse acreditar que a alta dos alimentos será solucionada em breve. Ele também afirmou que o governo está em diálogo com empresários e ministérios para encontrar alternativas para conter os aumentos.
“Estamos trabalhando, conversando com empresários e usando a competência do Ministério da Fazenda, do Ministério da Agricultura e do Ministério do Desenvolvimento Agrário para buscar soluções”, afirmou.
Na última terça-feira, 4, o Banco Central alertou que o cenário inflacionário segue desafiador e que a alta dos preços dos alimentos tem sido significativa, com tendência de persistência no médio prazo.