Cidade acreana tem 30 acidentes de trânsito em janeiro e polícia faz alerta contra imprudência

Dados levantados pela 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) apontam que somente no primeiro mês deste ano, 30 acidentes foram registrados no município de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, sendo um com vítima fatal.

De acordo com o pelotão de trânsito do município, fatores como o desconhecimento das leis de trânsito bem como condução sem a carteira nacional de habilitação contribuem para esse cenário.

Em um dos casos, um jovem de 16 anos foi apreendido após bater contra outra motocicleta no bairro Cruzeirão, no último sábado (1º). Após o acidente, o adolescente foi encaminhado ao pronto-socorro para atendimento médico e, em seguida, conduzido à delegacia de polícia acompanhado por sua mãe.

As autoridades também ressaltam que condução de veículos por menores de idade representa infração grave, oferecendo risco tanto para os próprios condutores quanto para outras pessoas. Isto evidencia a necessidade de reforço na fiscalização e maior conscientização das famílias para impedir que adolescentes dirijam sem a devida autorização legal.

“Alertar para os responsáveis, pais, que também é crime entregar aquele veículo à pessoa não habilitada. Então, não só aquele que dirige, o menor, ou qualquer pessoa que não tem habilitação para dirigir veículo automotor. Ela está cometendo crime de dirigir, e aquela pessoa que entrega, o crime de entregar”, explica o delegado Vinícius Almeida.

Outro acidente que marcou o início de ano na cidade ocorreu na Rua Paraíba, no bairro do Colégio, envolvendo dois veículos. O motociclista Ericson Vagner Ferreira e um passageiro colidiram com um carro.

Segundo relatos, eles estavam descendo a ladeira e dois automóveis vinham no sentindo contrário quando um deles tentou fazer a ultrapassagem e acabou batendo na motocicleta que estava as duas vítimas. No local, os dois acabaram sendo arremessados contra um carro que estava estacionado.

“Fator realmente importante para ressaltar que, ali, sempre está acontecendo esses acidentes, nos cruzamentos de Cruzeiros do Sul. Talvez, devido à engenharia, os condutores não têm paciência para aguardar, para reduzir a velocidade. Querem realmente passar por cima de outros condutores, do pedestre”, lamentou Antônio Avelino, comandante do pelotão de trânsito no Vale do Juruá.