Chuva intensa deve elevar níveis dos rios no Acre, mas sem risco imediato de transbordamento

Nos próximos dias, o Acre enfrentará um período de chuvas intensas, o que causará uma elevação significativa no nível dos rios, incluindo o rio Acre, em Rio Branco. Segundo o pesquisador meteorológico Davi Friale, a previsão é de que o nível do rio suba rapidamente de 4,3 metros, registrado na manhã desta quinta-feira, 6 de fevereiro, para cerca de 13 metros na próxima semana.

Embora a elevação seja acentuada, Friale tranquiliza a população, afirmando que, até pelo menos o dia 20 de fevereiro, não há risco de transbordamento. O pesquisador explica que o nível do rio não deve atingir a cota de alerta, de 13,5 metros, nem a cota de transbordamento, de 14 metros.

A causa das chuvas intensas será a chegada de uma massa de ar vinda do sul do país, que trará grande concentração de umidade à região. Isso provocará a formação de nuvens carregadas, resultando em precipitações pesadas, especialmente nas regiões do Alto Acre. Outros rios acreanos também terão seus níveis elevados, mas sem condições de transbordamento iminente.

A previsão é de que as chuvas comecem a diminuir a partir da próxima quarta-feira, dia 12 de fevereiro, quando uma pausa nas precipitações permitirá que os níveis dos rios estabilizem gradualmente.