Problemas nas Estações de Tratamento de Água (ETA I e II) ocasionaram a interrupção do abastecimento de água em diversos bairros de Rio de Branco nesse final de semana. A informação foi divulgada pela prefeitura, mas não ditam divulgados quantos e quais foram os bairros afetados.
Entre os problemas estão o deslizamento de terra que derrubou algumas escoras sobre os tubos Polietileno de Alta Densidade da ETA I, e o superaquecimento que ocasionou o desligamento das bombas.
Segundo o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), o desligamento temporário das bombas se deu em razão das altas temperaturas, que levou um aumento no calor, o que ocasionou o desligamento temporário das bombas para proteção do equipamento.
“A equipe está trabalhando de forma eficiente para isolar a área, permitindo o resfriamento necessário para que as bombas retornem ao funcionamento normal”, informou o órgão.
Ainda conforme o Saerb, a previsão para que o sistema volte à normalidade e até o fim da próxima semana. “A previsão para o serviço ser concluído na captação da ETA I é até o fim da próxima semana, devido à complexidade do trabalho no local. O maciço continua muito encharcado devido às fortes chuvas, oferecendo risco de novos desbarrancamentos e impede que as máquinas trabalhem na área”.
Além disso, a equipe do Saerb teve que interromper o funcionamento de uma das bombas de 400 litros por segundo da KSB na captação da ETA II devido à quebra do eixo. A falha foi identificada como crítica, e foi necessário interromper o serviço para realizar os reparos. Também foi constatada um vazamento.
O Saerb informou, ainda, que após todos os reparos o abastecimento voltará ao normal, mas o processo de distribuição para todos os bairros levará alguns dias.
Informações Ac24horas