Após surto de dengue, Prefeitura de Rio Branco anuncia megaoperação de combate às arboviroses

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na manhã desta sexta-feira (14) uma grande mobilização na Unidade de Referência em Atenção Primária (URAP) Roney Meirelles. A ação teve como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e o tratamento de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, além de reforçar os serviços oferecidos nas unidades de saúde.

De acordo com Socorro Martins, diretora de Vigilância em Saúde da Semsa, a ação ocorre em um período crítico de aumento dos casos de dengue devido ao período chuvoso.

“Hoje é uma ação muito grande para chamar a atenção da população quanto aos casos de dengue e as outras arboviroses, chikungunya, zika, por conta desse período de sazonalidade onde nós temos bastante chuva e os mosquitos tendem a ter uma maior abundância dessa população de mosquitos, por conta desse momento mesmo de chuva. Os ovos ficam aí o ano todo só esperando a chuva chegar para eclodir, para a gente ter bastante Aedes. Por conta disso, as doenças também aumentam, então nós temos bastante casos de dengue, os casos de dengue estão se agravando e a Prefeitura de Rio Branco junto com o nosso secretário está fazendo essa ação em conjunto com a Secretaria de Cuidados com a Cidade para a gente ir nesses locais onde tem maior índice de infestação e também maior número de notificação para conversar com a comunidade, pedir para ela fazer a sua parte. Os agentes vão entrar de casa em casa depois dessa abertura do evento, o pessoal da Cuidados com a Cidade vai estar tirando os entulhos, então é uma força-tarefa para diminuir os casos de dengue.”

A primeira etapa da ação abrange os bairros da parte alta da cidade, como Adalberto Sena e Xavier Maia, regiões próximas à URAP Roney Meirelles, onde há maior incidência de notificações. Segundo Socorro Martins, a atuação das equipes envolve visitas domiciliares, aplicação de inseticida e remoção de criadouros do mosquito transmissor.

“Essa primeira etapa que abre aqui vai ser nos bairros aqui da parte alta: Adalberto Sena, Xavier Maia, todos os bairros em torno dessa unidade que é o Roney Meirelles vão ser atingidos e toda essa equipe que está aqui, um batalhão de agentes, vai estar nessa força-tarefa para tentar ir de casa em casa, conscientizar a população, fazer borrifação, fazer retirada de entulhos junto com a Secretaria de Cuidados com a Cidade e, assim, a gente quer evitar óbitos, que é o nosso principal objetivo.”

Ampliação do atendimento na URAP Roney Meirelles

A coordenadora da URAP Roney Meirelles, Clíntia Moreno, anunciou que a unidade ampliará seu horário de funcionamento para atender o aumento da demanda de pacientes com sintomas de dengue.

“A gente vai começar com o atendimento estendido a partir de segunda-feira, das 7h até as 22h, fazendo esse atendimento para quem está com sintomas de dengue. Se está com sintomas, com dor no corpo, dor nos olhos, pegando febre, pode se dirigir aqui para a gente fazer o atendimento.”

Sobre o perfil dos pacientes atendidos, Clíntia destacou que não há uma faixa etária predominante entre os infectados.

“Olha, parece de criança ao idoso, não tem assim um específico. Parece muito mesmo criança, idoso, adolescente.”

Ela reforçou que a unidade está preparada para lidar com o aumento da demanda, especialmente diante das enchentes e do período de chuvas.

“Estamos sim, estamos preparadas. A gente já foi referência ano passado e este ano a gente está voltando a ser referência de novo.”

Recomendações para a população

A Prefeitura orienta que qualquer pessoa com sintomas de dengue – como febre, dor no corpo, dor de cabeça e cansaço – procure imediatamente uma unidade de saúde para avaliação médica. Socorro Martins ressaltou que todas as URAPs estão estruturadas para receber os pacientes e oferecer o primeiro atendimento.

“Quem tem os sintomas como dor de cabeça, febre, dor no corpo deve ir em uma das nossas unidades. Todas as nossas URAPs estão preparadas para receber, com médicos para dar as primeiras orientações e a medicação para evitar que essa dengue se agrave.”

A força-tarefa organizada pela Prefeitura envolve diversos órgãos e segue com ações programadas em bairros estratégicos da cidade, visando reduzir os casos de arboviroses e evitar complicações decorrentes da doença.