Após chuvas intensas, Defesa Civil alerta para possíveis transbordamentos em igarapés da capital

A Defesa Civil Municipal de Rio Branco intensificou o monitoramento dos principais igarapés da cidade após o grande volume de chuvas registrado desde o fim de semana. Com a continuidade das precipitações nesta segunda-feira, 10, a preocupação com possíveis transbordamentos aumentou.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil da capital, coronel Cláudio Falcão, embora tenha sido observado um aumento no nível dos igarapés, ainda não houve transbordamento. Nas últimas 24 horas, a capital registrou cerca de 50 milímetros de chuva, e a previsão é de que as precipitações continuem ao longo do dia, o que pode levar ao extravasamento da água.

A medição dos níveis dos igarapés é feita, na maioria dos casos, de forma visual, com exceção do Igarapé São Francisco, que conta com uma régua e, no momento, marca menos de cinco metros. No entanto, por se tratar de um igarapé, seu nível pode subir rapidamente.

“Estamos acompanhando a situação de todos os igarapés por onde passamos, como o Igarapé Fundo, Dias Martins e Batista. Eles estão enchendo, mas ainda possuem capacidade de escoamento. No entanto, se a chuva continuar intensa, podem extravasar”, explicou Falcão.

O órgão segue em alerta para tomar as medidas necessárias caso haja risco para a população.