O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga, visitou as obras de recuperação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) na tarde de quarta-feira (19). Gonzaga esteve acompanhado da vice-governadora do Estado, Mailza Assis, do diretor administrativo da ZPE, Lauro Santos, e técnicos do governo responsáveis pela obra.
A iniciativa do governo visa melhorias no espaço para fomentar a exportação, atrair empresas nacionais, internacionais e potencializar o crescimento dos negócios locais. Com a reforma, o espaço receberá novas empresas e órgãos de fiscalização e controle facilitando o desembaraço de cargas e a exportação de produtos do estado.
Gonzaga, que defende a integração comercial do Acre com países da América do Sul e Ásia como forma de impulsionar a economia e gerar emprego e renda, destacou que a ZPE é muito importante para o Acre avançar no processo de exportação. O parlamentar aproveitou para parabenizar o governador Gladson Cameli e a vice Mailza pelo trabalho que têm feito em prol do desenvolvimento econômico do Acre.
“Quero aproveitar para parabenizar o governador Gladson e a vice-governadora Mailza pelo trabalho que está sendo realizado. A ZPE é muito importante para o estado do Acre e também para essa integração com o Peru. Já tiveram visitas dos governos chinês e peruano interessados na ZPE. Temos aqui uma ferramenta importante para o desenvolvimento do estado. A ZPE abre portas para as exportações em um volume ainda maior”, disse.
A vice-governadora Mailza destacou que a manutenção do espaço, representa um estímulo ao crescimento de novos mercados de produtos do Acre para o mundo, principalmente por conta da Rota do Pacífico.
“Estamos trabalhando essa retomada da ZPE, porta de entrada para o desenvolvimento. Nossa localização geográfica, divisa com o Peru e Bolívia e países andinos, permite alcançar novos mercados ainda não explorados. Queremos o nome do Acre cada vez mais em ambiente de investimentos e atrair novas empresas para gerar oportunidades, empregos e renda para as pessoas do Acre. E temos feito de maneira incansável”, disse a chefe do executivo.
O diretor administrativo da ZPE, Lauro Santos, disse que essa é uma oportunidade de mostrar para todo o estado e o país a importância do Acre no mercado global.
“Queremos apresentar a ZPE Acre para todo o Brasil. Nós somos o único estado brasileiro que, para chegar ao Oceano Pacífico, só atravessa um único país, que é o Peru, onde temos o Porto de Chancay. Isso é um ganho geopolítico e vamos fortalecer a política de ZPEs em âmbito nacional, e ver um novo cenário econômico no Acre”, pontua.