A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou, nesta terça-feira (04), a sessão solene de abertura dos trabalhos para o ano de 2025, marcando o início da 3ª Sessão Legislativa da 16ª Legislatura. Durante a solenidade, o governador do Estado, Gladson Cameli (PP), apresentou a mensagem governamental, destacando as ações e prioridades da gestão para o novo ano. Parlamentares também se pronunciaram sobre as expectativas para os trabalhos legislativos.
A sessão solene foi aberta pelo presidente da Mesa Diretora, deputado Nicolau Júnior (PP), que agradeceu a presença das autoridades e destacou a importância do evento. “Esse é um momento de grande relevância para reconhecermos e discutirmos temas essenciais para a nossa sociedade. É uma honra receber aqui as autoridades, representantes de diversas instituições e todos os presentes que prestigiam este evento. A Assembleia Legislativa tem o compromisso de dar voz às demandas da população e fortalecer o diálogo entre os poderes e a sociedade civil. Agradeço a presença de cada um, pois juntos, podemos avançar em pautas que contribuem para o desenvolvimento do nosso estado e para a melhoria da qualidade de vida dos acreanos.”
Mensagem governamental
O governador Gladson Cameli anunciou um conjunto de obras estruturantes para 2025, destacando investimentos em infraestrutura viária e urbanização. Entre os projetos, estão o Arco Metropolitano, o Viaduto da Corrente e a construção de pontes de concreto em cinco municípios, além da pavimentação de rodovias estratégicas. “Estamos comprometidos com o desenvolvimento do Acre, garantindo melhor mobilidade e integração para nossa população”, afirmou. Ele também ressaltou a construção da Maternidade Marieta Messias Cameli e o avanço de obras como o Complexo Viário das Avenidas Ceará e Getúlio Vargas e a urbanização da Orla do bairro Quinze.
O gestor anunciou um amplo pacote de obras estruturantes que serão realizadas ao longo de 2025, com investimentos que abrangem mobilidade urbana, infraestrutura viária e desenvolvimento regional. A partir de maio, terão início as obras do Viaduto da Corrente, enquanto R$ 47 milhões serão investidos na construção de pontes de concreto nos municípios de Acrelândia, Senador Guiomard, Rio Branco, Bujari e Capixaba.
O governador também anunciou a pavimentação do trecho entre a Custódia Freire e a subestação da AC-10, com investimento de R$ 38 milhões, e a reestruturação do pavimento das rodovias AC-10 (Rio Branco-Porto Acre), AC-40 (Plácido de Castro), AC-90 (Transacreana), AC-445 (Bujari-Porto Acre), AC-475 (Plácido de Castro) e a variante de Xapuri, além do Ramal dos Paulistas, em Porto Acre, e a Orla de Brasileia. Ele ressaltou ainda, o avanço do Anel Viário, que teve 99% da ponte concluída pelo governo estadual e será fundamental para a integração comercial do Acre com Bolívia e Peru, com apoio do Governo Federal.
Outro destaque foi a duplicação da AC-405, que liga o centro urbano de Cruzeiro do Sul ao Aeroporto Internacional, além da revitalização do trecho entre o aeroporto e o acesso a Mâncio Lima. O governador mencionou ainda, a construção da Maternidade Marieta Messias Cameli, no Segundo Distrito de Rio Branco, que já está em sua segunda etapa. “Estamos investindo no futuro do Acre, garantindo mais desenvolvimento, mobilidade e qualidade de vida para a nossa população”, pontuou.
A solenidade contou com a presença de representantes do Poder Judiciário, Tribunal de Contas do Estado, secretários estaduais e demais autoridades que prestigiaram o evento. A participação desses convidados reforçou a importância do tema debatido e evidenciou a parceria entre os poderes e instituições na busca por melhorias para a população acreana.