Sesacre diz que investigará as circunstâncias da morte de bebê de 11 meses em hospital do Acre

O governo do Acre anunciou na manhã desta sexta-feira (17) a abertura de um processo administrativo para investigar as circunstâncias da morte de Nicolas Iglessia da Silva, de 11 meses. O bebê faleceu na última quarta-feira (15), após ser atendido em duas unidades da rede pública de saúde, o Hospital Ary Rodrigues, em Senador Guiomard, e o Pronto-Socorro de Rio Branco.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Nicolas chegou ao Hospital Ary Rodrigues às 18h11, onde recebeu os primeiros-socorros. Após avaliação médica, foi transferido para a capital em uma ambulância de suporte avançado às 19h51, acompanhado por uma equipe especializada. Na ocasião, o quadro clínico do bebê era considerado estável, o que, segundo a nota da Sesacre, não justificava a intubação naquele momento.

Ao chegar ao Pronto-Socorro de Rio Branco, o estado de saúde da criança agravou-se devido a queimaduras graves na face, o que levou os médicos a realizarem a intubação para garantir a manutenção das vias respiratórias. Logo após o procedimento, Nicolas sofreu uma parada cardiorrespiratória e, apesar das tentativas de reanimação, não resistiu.

Em nota oficial, a Sesacre lamentou o ocorrido e expressou solidariedade à família. A pasta informou que o processo administrativo disciplinar terá como objetivo verificar se os protocolos de atendimento foram devidamente seguidos. “A Sesacre reafirma seu compromisso com a transparência e a ética na gestão pública e, para tanto[…] A Secretaria também se coloca à disposição das autoridades competentes para colaborar integralmente com a investigação.”, declarou Ana Cristina Moraes, secretária de Saúde em exercício.

Leia a nota na integra:

Nota pública sobre morte de paciente no Pronto-Socorro de Rio Branco

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), solidariza-se com a família de Nicolas Iglessia da Silva, de 11 meses, neste momento de dor, pela perda de seu ente querido. Acompanhamos com atenção e respeito os desdobramentos do caso, que envolveu um atendimento médico em nossa rede de saúde, e gostaríamos de esclarecer os fatos com total transparência.

Nicolas foi atendido inicialmente no Hospital Ary Rodrigues, em Senador Guiomard, onde deu entrada às 18h11 da quarta-feira, 15, recebendo os primeiros-socorros de maneira imediata e adequada. Após avaliação médica, a criança foi regulada para o Pronto-Socorro de Rio Branco, às 19h51, sendo transportada em uma unidade de suporte avançado, com a presença de equipe qualificada para prestar o atendimento necessário. Naquele momento, o quadro clínico de Nicolas era considerado estável, não havendo a indicação de intubação, pois o paciente não apresentava sinais que justificassem tal procedimento.

Ao chegar ao Pronto-Socorro, a criança foi rapidamente encaminhada à sala de emergência, onde foi constatado que, devido às queimaduras graves em sua face, a intubação se tornou necessária para garantir a via aérea definitiva. Infelizmente, após o procedimento o paciente sofreu uma parada cardiorrespiratória. Apesar dos esforços intensos e contínuos da equipe médica, não foi possível reverter o quadro e, lamentavelmente, Nicolas não resistiu.

A Sesacre reafirma seu compromisso com a transparência e a ética na gestão pública e, para tanto, abrirá um processo administrativo disciplinar (PAD) para apurar todas as circunstâncias do ocorrido e verificar que todas as ações adotadas estiveram de acordo com os padrões de qualidade e segurança exigidos. A Secretaria também se coloca à disposição das autoridades competentes para colaborar integralmente com a investigação.

Reafirmamos o nosso compromisso em garantir que todos os atendimentos à população sejam feitos com a máxima diligência, respeito e profissionalismo.

Ana Cristina Moraes
Secretária de Estado de Saúde em exercício