Com o avanço dos casos de dengue, a Prefeitura de Rio Branco deu início, nesta segunda-feira (6), a um mutirão de limpeza nos bairros mais críticos. A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI) e pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), começou pelo bairro Seis de Agosto, onde foram registrados altos índices de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
O mutirão busca eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue e prevenir o aumento de casos. Os moradores são incentivados a limpar seus quintais e colocar entulhos nas ruas para que as equipes da prefeitura façam a remoção.
A força-tarefa inclui ações de limpeza urbana, visitas domiciliares por agentes de saúde e inspeções para identificar pontos críticos. A prioridade é reduzir a proliferação do mosquito nos bairros com maior número de focos.
A operação conta com mais de 100 trabalhadores, entre agentes de limpeza e endemias, e 26 máquinas para auxiliar no transporte de resíduos. O trabalho teve início no mercado do bairro Seis de Agosto e será expandido para outras áreas da cidade nas próximas semanas.
Além do mutirão, a Prefeitura de Rio Branco informou que as vacinas contra a dengue e a COVID-19 estão disponíveis para o público-alvo nas unidades de saúde. Novas remessas de imunizantes devem chegar ainda esta semana, graças a parcerias com os governos estadual e federal.