A segunda-feira (13) começou com transtornos para os moradores de Rio Branco, após os funcionários da empresa Ricco, responsável pelo transporte público na capital, paralisarem as atividades. A suspensão dos serviços, iniciada nas primeiras horas do dia, foi motivada por atrasos no pagamento dos salários e dos valores relativos à cesta básica.
Sem aviso prévio, a paralisação deixou milhares de passageiros sem transporte. Em terminais e pontos de ônibus, muitas pessoas aguardavam por horas, sem informações claras sobre o motivo da interrupção ou a previsão de retomada.
A Ricco, que possui o monopólio do transporte público em Rio Branco, tem enfrentado críticas constantes pela precarização do serviço. Além de problemas financeiros, a empresa lida com a insatisfação dos trabalhadores e com frequentes reclamações da população sobre a falta de ônibus e a má qualidade do atendimento.
“Esse tipo de situação é revoltante. Dependemos do transporte público para trabalhar e não sabemos nem o que está acontecendo”, desabafou uma usuária anônima que aguardava na plataforma do Terminal Urbano.
Até o fechamento desta matéria, a Prefeitura de Rio Branco e a empresa Ricco não haviam se manifestado oficialmente sobre o impasse. Não há informações sobre quando o transporte será normalizado ou sobre medidas para resolver a situação.