A ponte sobre o Rio Caeté, que garante o tráfego na BR-364, não será mais demolida, contrariando o plano inicial, segundo o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Acre, Ricardo Araújo.
A estrutura vinha apresentando problemas, levantando a possibilidade de destruição total. No entanto, o DNIT optou por um projeto de reforço e ampliação, permitindo que parte da ponte seja reaproveitada. Os pilares com problemas serão removidos e a ponte será ampliada de 210 para 360 metros, com a construção de torres e cabos estaiados, semelhantes à ponte de Cruzeiro do Sul.
Como ficará o tráfego?
Atualmente, ônibus e veículos leves ainda podem passar pela ponte, enquanto caminhões fazem a travessia por balsas. A previsão é de que essa situação continue até abril ou maio, quando o nível do rio baixar.
Com a licitação já em andamento, a empresa responsável deverá elaborar o projeto básico, executivo e a execução da obra. Segundo Araújo, a expectativa é de que, em julho, as primeiras fundações sejam iniciadas.
O DNIT também pretende reforçar temporariamente os pilares até a conclusão da nova estrutura, garantindo que não haja desabastecimento na região. “O que muda é que, em vez de cruzar a ponte em 15 ou 20 segundos, os caminhões levarão cerca de meia hora para atravessar o rio”, explicou Araújo.