No final da tarde desta quinta-feira (9), em seu gabinete na presidência da Câmara Municipal, o vereador Joabe Lira (União Brasil), recebeu a equipe de reportagem da Folha do Acre para uma entrevista exclusiva.
Durante a conversa, Joabe compartilhou suas expectativas à frente do legislativo, abordou prioridades, desafios, e reforçou o compromisso de aproximar a “Casa do Povo” da população nas comunidades.
“Estamos felizes com esse novo desafio que é a vereança e a oportunidade de presidir este legislativo. Estamos em fase de transição e conhecendo a real situação da Câmara”, afirmou Joabe no início da entrevista.
Prioridades: Câmara Itinerante e foco no desenvolvimento de Rio Branco
Ao ser questionado sobre suas principais prioridades como presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Joabe foi direto:
“Iremos buscar levar a Câmara para todas as regiões. Vamos implementar o projeto ‘Câmara Itinerante’ nas 10 regionais da cidade e pautar debates sobre temas que contribuam para o crescimento e o desenvolvimento da nossa Rio Branco”, revelou.
Joabe acredita que essa aproximação é fundamental para fortalecer a relação entre o Poder Legislativo e a população.
Transparência e modernização da Câmara
Sobre as medidas de transparência e modernização que pretende implementar, Joabe destacou que sua gestão será marcada por inovações tecnológicas:
“Venho da administração pública, estava no Executivo, e lá implantamos diversas medidas de transparência e inovação. Aqui quero fazer o mesmo, usando os recursos tecnológicos a favor dos trabalhos desta Casa. Uma das primeiras medidas será a digitalização de toda a documentação da Câmara, que hoje é 100% física. Vamos buscar o sistema mais eficiente para isso”, destacou.
Parceria com o Executivo e foco no desenvolvimento econômico
Joabe Lira acredita que o Legislativo tem um papel importante no desenvolvimento econômico e social de Rio Branco. Segundo ele, ouvir a sociedade e os setores empresariais será essencial para essa construção.
“Sem dúvida, trabalharemos nesses quatro anos para fortalecer nossa economia e implementar políticas sociais. Vamos dialogar com todos os setores econômicos e sociais da cidade, em parceria com o governo estadual e municipal”, garantiu.
Ele também falou sobre a relação da Câmara com a Prefeitura de Rio Branco, ressaltando que o diálogo será baseado nos princípios constitucionais.
“Iremos cumprir o que determina a Constituição Federal, que preza pela independência e harmonia entre os poderes. Manteremos essa política de diálogo democrático com todas as instituições, inclusive com a Prefeitura”, reforçou.
“A política é um sacerdócio”
Joabe fez questão de destacar o valor do serviço público e sua responsabilidade como presidente da Câmara.
“A política é sacerdócio, temos que servir ao povo. E servir com verdade, humildade e transparência. Vou honrar a Deus e os mais de 4 mil votos que recebi para representar nossa gente. Estou presidente da Câmara e sei da responsabilidade que esse cargo impõe. Com humildade e respeito aos 20 vereadores e aos servidores desta Casa, vou honrar essa missão”, afirmou.
Novo legado: a sede própria da Câmara Municipal
Uma das grandes metas de Joabe Lira é entregar a nova sede da Câmara Municipal de Rio Branco, que está em construção.
“Hoje, estive visitando a obra junto a alguns colegas vereadores e ao prefeito em exercício, Alysson Bestene. Nosso objetivo é entregar a primeira etapa, que inclui a parte administrativa e o plenário, até o final do primeiro semestre deste ano. E, até o fim de 2025, queremos concluir toda a obra, incluindo os gabinetes dos vereadores”, revelou.
Joabe Lira encerrou a entrevista destacando seu compromisso em deixar um legado de modernização, transparência e proximidade com a população, fortalecendo a imagem da Câmara Municipal como um espaço democrático e acessível a todos.