Policlínica Tucumã oferece atendimento de alta complexidade e planejamento familiar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Atendendo o público gratuitamente, a Policlínica Tucumã é um centro de saúde de referência em Rio Branco. Com foco na saúde materna, infantil e no planejamento familiar, a unidade oferece serviços que vão desde atendimentos pediátricos a procedimentos especializados como a vasectomia e a laqueadura.

A Policlínica Tucumã funciona como uma unidade de média complexidade, oferecendo atendimentos especializados para gestantes e crianças em situação de risco. De acordo com Luciana Carvalho, gerente-geral da Policlínica Tucumã, a unidade realiza atendimentos focados em gestantes de alto risco e pediatria de alto risco, além de outras especialidades como endocrinologia e reumatologia.

Luciana explica que a unidade também trabalha com uma parceria de telemedicina com o Hospital Albert Einstein, assim, oferecendo consultas especializadas a distância. “Nosso trabalho aqui é garantir que o paciente receba o atendimento que precisa com a maior qualidade possível. Tudo é feito com muito cuidado, desde o atendimento às gestantes de alto risco até o acompanhamento remoto com nossos especialistas via telemedicina”, afirma Luciana.

Planejamento Familiar: vasectomia e laqueadura

Trabalhando com serviços de planejamento familiar, a Policlínica do Tucumã oferece procedimentos de vasectomia e laqueadura. Para a realização desses procedimentos é preciso seguir um protocolo de encaminhamento de uma unidade de saúde.

Esse sistema garante que o atendimento seja realizado apenas para aqueles que realmente necessitam. Após isso, os pacientes são encaminhados para a Policlínica para dar continuidade ao processo.

“Todo o atendimento aqui é regulado, ou seja, o paciente precisa ser encaminhado. Não temos atendimento por demanda espontânea. Isso é importante para garantir que todo o processo seja feito da forma correta e que o paciente tenha a melhor assistência”, explica Luciana.

Apesar de ser uma cirurgia simples, a vasectomia é pouco requisitada na unidade devido a especulações sobre a operação. “Algo que também deve ser trabalhado pela atenção primária é a questão da educação, a forma comunicativa de fazer entender que vasectomia é um procedimento simples”, observa a gerente.

Jaqueline Souza, de 30 anos, está em uma gravidez de risco e está sendo acompanhada pelo atendimento especializado da Policlínica do Tucumã. Ela começou seu acompanhamento com 26 semanas de gestação, após a identificação de um problema cardíaco no bebê. “O atendimento é muito bom. O suporte que eles dão, tanto no atendimento médico quanto na questão de exames, é de alta qualidade”, afirma Jaqueline.

A paciente que está com 31 semanas de gestação, foi encaminhada pela Urap da Vila Ivonete, onde passou a ser acompanhada por especialistas. “Agora, com o acompanhamento aqui, posso continuar com os mesmos profissionais, mas sem custo, o que tem feito toda a diferença para nós”, diz Jaqueline, que antes estava sendo atendida por unidades particulares.

Moradora do município de Bujari, Sirlene Regina Marques também está sendo acompanhada durante sua gravidez de risco. Atualmente, com 31 semanas de gestação, ela iniciou o acompanhamento após a detecção de problemas no bebê. “O atendimento aqui é muito bom. Os profissionais são qualificados. Sou sempre bem atendida”, compartilha a paciente.

A unidade também oferece suporte à Sirlene para sua decisão futura: após o nascimento do filho, ela realizará uma laqueadura, sendo, neste momento, bem orientada e preparada para o futuro procedimento.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp