PF deflagra “Operação Rosa de Lima” que investiga fraudes em contratos de prefeitura do interior do Acre

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (14) a Operação Rosa de Lima, com o objetivo de apurar irregularidades envolvendo uma empresa de mão-de-obra terceirizada contratada pela Prefeitura de Santa Rosa do Purus, no interior do Acre. Os crimes investigados podem ter causado um prejuízo de até R$ 9 milhões aos cofres públicos.

As investigações apontaram o direcionamento ilícito de contratos municipais em benefício de uma empresa ligada a familiares do prefeito. Para aprofundar as apurações, a Polícia Federal cumpriu nove mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

Os materiais apreendidos serão analisados pela equipe policial e pela perícia criminal para esclarecer os fatos e identificar os responsáveis pelas irregularidades.

Os envolvidos poderão responder por crimes como associação a organização criminosa, fraude em licitação e frustração do caráter competitivo de licitações, além de outros delitos acessórios. As penas para os crimes investigados podem chegar a 24 anos de reclusão.