Águas escuras e calmas, tapete verde e árvores centenárias são alguns dos atrativos do Rio Croa, um dos pontos turísticos mais procurados durante o período de recesso entre 2024 e 2025. Localizado no município de Cruzeiro do Sul, o Rio Croa recebeu de 2 a 2,5 mil pessoas no período entre o Natal do ano passado e o primeiro final de semana de janeiro de 2025.
No domingo, 5 de janeiro, o local recebeu em média 400 pessoas durante o dia, com turistas de todas as regiões do país, inclusive do Acre, com visitantes da capital, Rio Branco, e de Cruzeiro do Sul. O número foi apresentado pelo presidente da Associação Adabe Croa e Associação Vitória Régia do Croa, Francinildo de Oliveira.
De acordo com o presidente, o fenômeno do ‘tapete verde’, durante o verão amazônico, é um dos grandes atrativos do local, que tem chamado centenas de turistas. Com a correnteza fraca, uma planta aquática chamada pasta preenche trechos do rio, formando um tapete verde sobre as águas. Francinildo conta que mesmo após o período em que o fenômeno acontece, os visitantes ainda buscam o Croa para conhecer suas águas e os comércios das redondezas.
O secretário de Turismo e Empreendedorismo do Acre, Marcelo Messias, ressalta que o trabalho em conjunto do governo do Estado, por meio da Sete, com a Associação Adabe Croa, tem dado resultados positivos. “Recebemos com muita felicidade a notícia que o nosso Rio Croa está bombando de turistas. Eu recebi um vídeo do presidente da associação que mostra mais de 400 turistas visitando o manancial. Desde o Natal esse número não baixa, são pelo menos 200 turistas por dia visitando o Rio Croa e isso é uma felicidade muito grande”, explicou.
Com o aumento do fluxo de turistas, o presidente da Associação Adabe Croa afirma que as promoções realizadas pela Sete em feiras nacionais serviram de incentivo para novos visitantes na região. “Depois que começamos a fazer mais divulgação nas feiras, eu percebi que o fluxo aumentou muito e tem tido mais frequência de público. Isso é muito importante”, disse.
Durante a visita no Rio Croa, os turistas podem encontrar restaurantes com comidas típicas da região, além de pousadas, trilhas, tirolesas e árvores centenárias, como a samaúma e a seringueira.
O Ministério do Turismo, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e Polícia Federal (PF) divulgaram dados que revelam que o Acre recebeu 19,8 mil turistas internacionais, registrando um aumento de 15,4% em comparação com 2023. Somente em dezembro, 1.714 estrangeiros visitaram o Acre.
O titular da Sete lembrou também que, para 2025, há projetos para melhorar ainda mais a visitação no Rio Croa. “Os novos projetos me dão uma satisfação muito grande e, por isso, agradeço a equipe da Sete, que tem feito esse esforço junto com os moradores para promover o turismo cada vez mais não apenas no Croa, mas em todos os nossos pontos turísticos do estado. Vamos iniciar um trabalho muito bacana em 2025”, ressaltou.
Por Agência de Notícias do Acre