Guilherme Silva da Cruz, de 23 anos, que ficou conhecido como o “Maníaco do Horto“, foi preso nesta segunda-feira, 13, por policiais militares do 3º Batalhão na região do Tancredo Neves, em Rio Branco. Ele é acusado de agredir e tentar estuprar uma funcionária pública nas trilhas do Horto Florestal no último sábado, 11.
Após ser conduzido à Delegacia de Atendimento Especializado da Mulher (Deam), Guilherme passará por uma nova audiência de custódia nesta terça-feira, 14, e deverá ser encaminhado ao Presídio de Rio Branco.
No domingo, 12, ele havia sido solto em audiência de custódia após a juíza plantonista Joelma Ribeiro Nogueira conceder liberdade provisória, atendendo a pedido do promotor Rogério Voltolini Muñoz, que classificou o caso como lesão corporal e não tentativa de estupro.
Entretanto, nesta segunda-feira, o juiz Clóvis Lodi, da Vara Estadual do Juiz das Garantias da Comarca de Rio Branco, decretou a prisão preventiva do acusado. Na decisão, o magistrado ressaltou a necessidade de preservar a ordem pública, garantir a instrução criminal e assegurar a aplicação da lei penal.
“O acusado possui histórico de reincidência em crimes da mesma natureza, o que demonstra a ineficácia de medidas cautelares diversas da prisão para sua contenção”, afirmou o juiz.
Guilherme Silva da Cruz já possui condenação anterior por crimes semelhantes, o que pesou na decisão judicial. A prisão preventiva foi justificada pela gravidade concreta dos fatos e pela necessidade de proteção da sociedade.