Junta Comercial implementa ferramenta para facilitar a abertura de empresas com serviço via whatsapp

Para facilitar a abertura de empresas no estado, a Junta Comercial do Estado do Acre (Juceac) está desenvolvendo um projeto que irá transformar a maneira como os empreendedores abrem seus negócios. O projeto “Juceac na Palma da Mão” permitirá que empresários registrem suas empresas diretamente pelo WhatsApp, em uma proposta pioneira de desburocratização digital.

Essa iniciativa faz parte de um conjunto abrangente de ações direcionadas à modernização e desburocratização do registro empresarial, em consonância com o portfólio do Convênio da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim- Conectada)  que desenvolve Micro e Pequenas Empresas (MPE). O Acre integra essa rede ao lado dos estados do Ceará, Amapá, Amazonas, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Rio Grande do Sul, contando com o suporte do Sebrae Nacional para fortalecer ainda mais o ambiente de negócios e promover o desenvolvimento das micro e pequenas empresas.

Nayara Honorato destaca o marco na modernização dos serviços públicos no Acre. Foto: cedida

De acordo com a presidente da Junta Comercial, Nayara Honorato, “o projeto Juceac na Palma da Mão representa um marco na modernização dos serviços públicos no Acre. Com sua implementação, espera-se criar um ambiente de negócios mais dinâmico e acessível, beneficiando empreendedores e contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado”.

O projeto encontra-se na fase final de ajustes e está sendo validado pelos responsáveis dos setores da Redesim, de Registro e do Jurídico da Secretaria Geral e Tecnologia da Informação da Junta Comercial. O lançamento da ferramenta está previsto para a segunda quinzena de janeiro deste ano. Com essa inovação, o processo de abertura de empresas será significativamente mais ágil e acessível, proporcionando aos empreendedores uma experiência simplificada e eficiente na formalização de seus negócios.

“A Juceac desempenha um papel fundamental como agente de desenvolvimento econômico no Acre. Sua missão é integrar e padronizar os processos de formalização de empresas, além de articular o ambiente de negócios, conectando órgãos licenciadores em uma única plataforma. Isso promove a desburocratização e facilita a vida dos empreendedores que desejam formalizar seus negócios”, acrescentou o vice-presidente da Juceac, Valdemir Nascimento Davi.

A implementação do Juceac na Palma da Mão tem o potencial de fomentar o empreendedorismo no Acre, incentivando o surgimento de novos negócios e impulsionando a economia local. Além disso, a ferramenta promoverá a inclusão digital, capacitando empreendedores a utilizarem a tecnologia a seu favor.

O analista de negócios e chefe do Departamento de Tecnologia da Informação, Anderson Fernandes, destaca que: “Apesar dos inúmeros benefícios, alguns desafios ainda precisam ser enfrentados, como a necessidade de treinamento e suporte para os usuários, a atenção criteriosa para a garantia de segurança e privacidade dos dados, e, principalmente, a adaptação cultural à nova tecnologia”.

Ao integrar a abertura de empresas ao WhatsApp no âmbito do projeto Juceac na Palma da Mão, a Junta Comercial não apenas moderniza seus serviços, mas também amplia seu alcance, oferecendo aos empreendedores do Acre uma solução prática, acessível e inovadora para iniciar seus negócios de forma eficiente.

Benefícios:

– Desburocratização: Ao simplificar o processo de abertura de empresas, a ferramenta reduz a burocracia enfrentada pelos empreendedores.
– Acessibilidade: Com o uso do WhatsApp, qualquer pessoa, independentemente de sua localização geográfica, poderá acessar o serviço.
– Eficiência: O tempo e os custos envolvidos na formalização de negócios serão significativamente reduzidos.

Por Agência de Notícias do Acre