Jovem indígena de Jordão alcança 920 pontos no Enem e inspira com história de superação

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Foto: Mardilson Gomes/SEE

A estudante Tayla Paulino Sales Kaxinawá, de 18 anos, alcançou uma das maiores notas do Acre no Enem 2024, com 920 pontos. Aluna da Escola Estadual Jairo de Figueiredo Melo, no município de Jordão, Tayla é integrante da etnia Kaxinawá e se destaca como exemplo de dedicação e superação.

O Enem 2024, principal porta de entrada para o ensino superior público no Brasil, teve como tema da redação “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Tayla superou a média nacional, que foi de 660 pontos, com um desempenho excepcional, reflexo de sua disciplina e esforço.

Dedicação e apoio para alcançar o resultado

Tayla seguiu uma rotina intensa de estudos durante cinco meses, incluindo videoaulas, resumos, aulões do projeto Pré-Enem Legal e a resolução de provas anteriores. O tablet com acesso à internet, fornecido pelo governo estadual, foi fundamental em sua preparação, assim como o incentivo do professor de língua portuguesa, Yan Dias, que a ajudou a aprimorar suas redações.

“Cheguei a pausar os estudos por duas semanas por causa de uma viagem, mas voltei ainda mais focada. Sabia que poderia tirar uma boa nota, mas nunca imaginei que seria tão alta. Estou muito feliz por ter superado as adversidades e alcançado esse resultado”, relatou Tayla.

Foto: Mardilson Gomes/SEE

Superação e orgulho

A trajetória da jovem é marcada por desafios. Durante a infância, Tayla enfrentou preconceito e bullying por ser indígena, o que quase a levou a abandonar a escola. Porém, sua determinação e o apoio da família a motivaram a persistir.

Agora, Tayla comemora a possibilidade de realizar seu sonho de cursar Medicina. Moradora de Jordão, um município isolado a 839 km de Rio Branco, que só é acessível por avião ou barco, ela simboliza a força transformadora da educação.

“O Enem é uma oportunidade única. Espero que minha história inspire outros jovens indígenas e estudantes de regiões distantes a acreditar que a educação é o caminho para transformar suas vidas”, disse Tayla.

Com o objetivo de contribuir para a saúde de sua comunidade, a jovem se prepara para ingressar na universidade, levando consigo o orgulho de sua origem e o desejo de fazer a diferença. Sua conquista é motivo de celebração para Jordão e para todo o estado do Acre.

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp