Jorge Viana critica governo e prefeitura de Rio Branco após vandalismo à estátua de Chico Mendes

O presidente da Apex e ex-governador do Acre, Jorge Viana, fez duras críticas ao governo do estado e à prefeitura de Rio Branco após o ataque ao monumento de Chico Mendes, localizado na Praça Povos da Floresta, no centro da capital. A estátua, inaugurada há quase 20 anos, durante sua gestão, teve as duas mãos destruídas por vândalos, destacando o abandono e a deterioração do espaço público.

“Que tristeza! É uma pena que o nosso Acre esteja vivendo novamente esses tempos terríveis. Dá uma olhada nessas fotos e veja como era esse cartão postal em homenagem ao Chico Mendes, que nós fizemos, e como está agora. Levaram o Chiquinho, acabaram com o entorno e agora destruíram a estátua do Chico Mendes”, lamentou Viana em publicação nas redes sociais.

O ex-governador relembrou a inauguração da obra em 2006, assinada pela escultora Cristina Mota, e destacou a importância histórica e cultural do monumento, que já foi um dos pontos mais fotografados da cidade. Segundo ele, o cenário atual reflete o descaso das autoridades.

“Essa obra foi entregue em meu governo, feita com tanto cuidado, e agora está entregue ao vandalismo, que foi institucionalizado no Acre com a conivência das autoridades. Tudo isso a poucos metros do Palácio do Governo, da Assembleia e da prefeitura. Hoje em dia, ninguém mais tem coragem de andar ou passear pelo centro de Rio Branco”, criticou.