Especialista em viagens alerta sobre golpes e dá dicas para que o sonho de viajar dos acreanos não se torne pesadelo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Viajar é um dos maiores sonhos de muitos acreanos que buscam momentos de lazer e descanso. Porém, o que deveria ser uma experiência agradável pode se transformar em um verdadeiro pesadelo quando golpes estão envolvidos. Nos últimos anos, casos de fraudes na compra de passagens e pacotes de viagem têm deixado consumidores sem dinheiro e sem o tão desejada viagem.

Nesta semana, por exemplo, um grupo de 58 acreanos foi surpreendido ao descobrir que o pacote de excursão para o Nordeste, adquirido de um agente de viagens, não incluía a assistência prometida. Ao chegarem ao destino, os acreanos ficaram desamparados, expondo a importância de estar atento ao contratar serviços de viagem.

Para ajudar os acreanos a evitar esse tipo de transtorno, o Folha do Acre conversou com Sidney Bruno, gerente-geral de vendas da CVC Viagens no Acre, que destacou os principais cuidados na hora de planejar uma viagem e deu dicas preciosas para transformar o sonho de viajar em realidade, sem riscos.

Golpes na turismo: como identificar e evitar?

Sidney Bruno alerta que o principal indício de fraude são os preços muito baixos. “O barato pode sair muito caro”, enfatiza o especialista. Ele cita exemplos de empresas que, nos últimos anos, ofereciam passagens ou pacotes de viagem com valores extremamente abaixo do mercado, enganando consumidores.

“Se você ver uma passagem muito barata, tenha cuidado. Por exemplo, se uma companhia aérea está vendendo uma passagem por R$ 1.000, como é que alguém vai oferecer a mesma por R$ 500? É importante entrar no site oficial da companhia aérea e verificar se o preço é real. Além disso, cheque o histórico da agência. Muitas vezes, o cliente compra de empresas que ele nunca viu, de pessoas que trabalham de forma online e que não têm um ponto físico. Quando percebe o golpe, o responsável desapareceu com o dinheiro e não há como resolver”, explica Sidney.

Dicas práticas para evitar golpes

Sidney lista algumas medidas essenciais para garantir uma viagem segura:
1.Pesquise a procedência da agência: Escolha empresas reconhecidas no mercado e verifique se possuem registro formal (CNPJ).

2.Desconfie de preços muito baixos: Verifique no site oficial das companhias aéreas ou em outras agências se o preço é compatível.

3.Prefira agências com ponto físico: Saber onde encontrar a empresa aumenta a confiabilidade.

4.Guarde todos os comprovantes: Desde os orçamentos até os contratos e recibos, tudo deve ser registrado.

5.Evite pagamentos a pessoas físicas: Priorize pagamentos a empresas com contas em instituições reconhecidas.

Planejamento é a chave para economizar

Além de evitar golpes, o planejamento antecipado pode ajudar a reduzir os custos de uma viagem. Sidney Bruno destaca que a escolha do período é um dos fatores mais importantes para economizar:

“A dica de ouro é se programar. Os períodos de baixa temporada, como março, maio e agosto, oferecem passagens e pacotes com preços mais acessíveis. Já nos meses de alta temporada, como dezembro, janeiro e julho, os valores são mais altos devido à maior procura.”

O especialista também reforça a importância de organizar a viagem com antecedência. “Comprar pacotes com meses de antecedência pode garantir descontos e maior flexibilidade de escolha. Viajar é mais do que lazer, é um investimento em qualidade de vida. É viver momentos únicos com a família e amigos”, destaca.

Viajar é viver!

Sidney incentiva os acreanos a priorizarem a realização desse sonho. “Viajar não é luxo, é uma necessidade. É viver momentos especiais, seja curtindo a praia, o sol, camarões e bons drinks, ou explorando novos lugares. Com planejamento e confiança em empresas sérias, 2025 pode ser o ano em que seu projeto de viajar sai do papel.”

CVC: 52 anos de história e confiança no mercado

Sidney Bruno convida os acreanos a conhecerem as lojas da CVC em Rio Branco. “Estamos há 52 anos no mercado e temos três unidades aqui na capital, incluindo uma nova loja no Mercale, na Avenida Ceará. Oferecemos pacotes de viagem, passagens aéreas e parcelamos em até 10 vezes no cartão ou no boleto bancário.”

Ele ainda explica que a CVC tem soluções acessíveis até para quem enfrenta dificuldades financeiras. “Se você está negativado ou com restrições no nome, não tem problema. Aqui na CVC, oferecemos crédito para realizar o sonho de viajar. Nosso objetivo é proporcionar momentos inesquecíveis, com segurança e praticidade”, garante.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp