Com o objetivo de aumentar o estoque de sangue durante as festas de Carnaval, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) faz uma campanha para captar doadores na capital e no interior do estado. De acordo com o gerente de assistência do local, Júnior Martins, desde o final de dezembro, a queda da ida dos doadores ao órgão preocupa.
Segundo Júnior, o ideal seriam pelo menos 35 bolsas de sangue por dia. Porém, nos últimos dois meses, apenas cerca de 20 pessoas têm comparecido diariamente para doar, com dias onde apenas 10 pessoas doaram. Abaixo de 30 doações diárias, o Centro estima que seja um valor prejudicial.
“A gente está agora ligando para os doadores que a gente tem nosso banco de dados, mandando mensagem para eles comparecerem lá na unidade, os que já estão no período certo para fazer sua doação, porém é necessário um maior número de doadores. A gente não opta pelo tipo sanguíneo, pode ser qualquer tipo“, disse ele.
Júnior explica que neste período de férias muita gente viaja, o que faz com que o estoque fique muito baixo. “Tiveram muitas festas e muita gente se ausentou da cidade e diante disso, a quantidade de bolsas de sangue estão com esse déficit“, disse.
O gerente afirma que o Hemoacre sustenta o sangue necessário para as unidades, onde há agências transfusionais, que no caso são: o pronto-socorro, maternidade e Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre). Além das agências, ainda há assistência aos hospitais particulares que realizam cirurgias diárias como: Santa Juliana, Hospital São Pedro, Clínica dos Rins e Unimed.
“Agora a gente se prepara porque vem o carnaval, então a gente precisa estar com estoque em dias, porque o carnaval requer muita bolsa. Geralmente acontecem acidentes e outras situações que a gente precisa estar se preparando já para esse período”, comentou ele.
O gerente ainda expõe que neste neste momento toda bolsa de sangue é bem-vinda e apela a população para que essa causa seja abraçada.
“A gente está fazendo esse apelo para que a população vá lá na unidade fazer sua doação de sangue. O Hemoacre funciona a partir das 7h até às 17h30. E não fecha no horário de almoço”, afirmou.