Logo após a posse dos 21 vereadores de Rio Branco, teve início a eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal, referente ao biênio 2026/2027.
Representando a oposição, o vereador do MDB, Eber Machado, lançou seu nome como candidato à presidência da Casa.
Em seu discurso, o emedebista recorreu ao nome do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), declarando sua crença na reeleição de Bolsonaro em 2026 e citando uma passagem bíblica frequentemente mencionada pelo ex-presidente.
“Quero aqui usar uma frase várias vezes dita pelo meu presidente Jair Bolsonaro: ‘E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará’. Eu acredito, [deputado Cel. Ulysses], que ele será nosso presidente em 2026”, afirmou Eber ao defender sua candidatura.
Em um momento de tensão, o vereador acusou a Prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado de interferirem na disputa, alegando a imposição da chapa encabeçada por Joabe Lira e Felipe Tchê.
“Eu tinha uma candidatura, que era da vereadora Elzinha, mas ela foi retirada por uma manobra dos poderes Executivo estadual e municipal, numa tentativa de impor seus nomes”, revelou Machado.